:

  • Bem-Estar Emocional É Ponto Chave Para O Sucesso De Empresas Que Pensam Em Saúde Mental


  • 61% das empresas possuem programas de saúde mental para seus colaboradores

A psicologia é uma área que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo empresarial. Isso porque, além de ajudar na saúde mental dos colaboradores, ela também é importante para o desenvolvimento de habilidades e para a tomada de decisões estratégicas nas empresas.

De acordo com dados do Conselho Federal de Psicologia (CFP), o número de psicólogos registrados no Brasil aumentou cerca de 40% nos últimos cinco anos. Esse crescimento é reflexo da demanda crescente por profissionais da área em diversos segmentos, inclusive nas empresas.

Um estudo realizado pela consultoria PwC em 2020, apontou que 88% das empresas entrevistadas acreditam que o bem-estar emocional dos funcionários é importante para o sucesso dos negócios. Além disso, o estudo também mostrou que 61% das empresas possuem programas de saúde mental para seus colaboradores.

Esses dados evidenciam a crescente importância da psicologia nas empresas, já que ela é fundamental para o bem-estar emocional dos funcionários e, consequentemente, para a produtividade e o sucesso dos negócios.



Outra importante função da psicologia nas empresas é no desenvolvimento de habilidades dos colaboradores. Através de treinamentos e coaching, os psicólogos podem ajudar os funcionários a desenvolverem habilidades como liderança, comunicação e trabalho em equipe, melhorando o desempenho individual e coletivo.

Além disso, a psicologia também pode ser útil na tomada de decisões estratégicas das empresas. Com o auxílio de profissionais da área, é possível analisar dados comportamentais dos colaboradores e identificar padrões que possam ajudar na tomada de decisões relacionadas à gestão de pessoas e ao planejamento estratégico dos negócios.

Diante desses benefícios, muitas empresas têm investido em programas de psicologia organizacional. Um exemplo é a empresa de tecnologia Google, que possui um programa chamado "Search Inside Yourself", que oferece treinamentos de mindfulness e inteligência emocional para seus funcionários.

Seguindo essa tendência, a previsão é que a demanda por profissionais de psicologia nas empresas continue a crescer nos próximos anos. De acordo com o CFP, até 2024, a expectativa é que o número de psicólogos registrados no país chegue a 500 mil.

Portanto, a psicologia se consolida como uma das áreas mais importantes para o sucesso das empresas, contribuindo para a saúde mental dos colaboradores, para o desenvolvimento de habilidades e para a tomada de decisões estratégicas. É fundamental que as empresas invistam cada vez mais nessa área, visando sempre o bem-estar e o crescimento de seus colaboradores e, consequentemente, dos negócios.